Turismo em SC se reinventa com inovação para acelerar retomada
Iniciativas são motores pra acelerar essa retomada da área afetada pela pandemia, tanto no setor público, quanto no privado.
O turismo foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia. Voos cancelados e hotéis praticamente vazios. Mas finalmente, a situação começa a se reverter e a inovação é um dos motores pra acelerar essa retomada, tanto no setor público, quanto no privado.
Tudo começa na porta de entrada para quem chega a Florianópolis de avião. O aeroporto da Capital é o primeiro do Brasil a receber um laboratório de inovação, inaugurado no mês passado. O espaço é dedicado à criação, experimentos e testes.
"O Lab de Inovação é o ecossistema que a gente criou, o primeiro do Brasil, foi criado para atrair parceiros e pensar em inovação para os aeroportos", explica o diretor-executivo da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.
O espaço está aberto a parceiros públicos e privados que também queiram investir em novos produtos e tecnologias, seja na indústria da aviação ou em outros setores.
"Uma iniciativa muito importante feita em parceria com a Secretaria de Aviação Civil, o aeroporto de Florianópolis foi o primeiro a fazer o embarque biométrico, uma tendência da aviação. A gente quer atrair empresas que tenham ideias e soluções que podem ser acopladas ao aeroporto e juntos consigamos promover a inovação na aviação", afirma Gesse.
Uma das primeiras parceiras do laboratório desenvolveu uma catraca inteligente, que identifica o passageiro por meio de um leitor facial. O equipamento ainda está em fase de testes e deve agilizar o embarque de quem tem voo marcado. Entre março e maio deste ano, o número de passageiros nos aeroportos do Estado aumentou 46% em relação ao mesmo período de 2020. A informação é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e faz parte de um boletim divulgado pela Santur com dados do turismo catarinense.
"O boletim serve para nos orientar e mensurar o que é o turismo em Santa Catarina. Visualizando central de dados da Santur, conseguimos ser mais assertivos", disse o presidente da Santur, Renê Meneses.
O boletim é feito pela Diretoria de Estudos e Inovação, que analisa o comportamento do mercado turístico. "Santa Catarina vive hoje uma transformação no turismo. Temos um levantamento da parte rodoviária, acesso a aeroportos, praças de pedágio, ICMS turístico de cada região", explica Meneses.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo do Estado não é a única instituição pública a investir em inovação. O governo de Santa Catarina lançou um programa para incentivar ideias inovadoras.
"O InovaGovSC nasceu de uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina e o Tribunal de Contas do Estado que se aproximaram dos demais poderes para constituir uma rede de inovação, visando a adoção de novos métodos de trabalho, novos processos e tecnologia para melhorar os serviços prestados à sociedade", afirma o coordenador de Núcleo de Inovação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Guilherme André Pacheco Zattar. .
O coordenador do programa conta que o objetivo é atrair todo tipo de iniciativa, dos pequenos aos grandes projetos.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/