Curso: Mecânico de Manutenção de Aeronaves - Módulo GMP

No Grupo Motopropulsor, o formando é preparado para exercer atividades de manutenção em motores aeronáuticos, sejam motores a pistão ou motores à reação, na remoção e instalação dos mesmos, em seus componentes, seus sistemas, em ajustes e regulagens e na rotina diária de cuidados com estes equipamentos. O mecânico certificado nesta especialidade também é o responsável pelo mantenimento de hélices, rotores de helicópteros, unidades auxiliares de força (APU) e outros subsistemas relacionados a propulsão e tração das aeronaves.
A legislação aeronáutica exige como pré-requisito ao mecânico para liberar uma aeronave ao retorno de serviço, ou seja, liberá-la para voo, que possua, minimamente as licenças de GMP e de Célula, ou seja, para que o profissional da área tenha a autonomia para certificar uma aeronave em sua totalidade, deve ser certificado nessas duas modalidades.

Falar com Consultor Educacional

Video Image
  • Modalidade: Presencial
  • Dias e Horários: Matutino e Noturno Semanal de Segunda a Sexta-feira ou aos Finais de Semana.
  • Carga Horária: 675 horas
  • Duração: Aproximadamente 11 meses de curso.

O Curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves pode ser feito por qualquer pessoa, maior de 18 anos, com o ensino médio completo ou que estejam cursando o último ano do ensino médio, não existem restrições de natureza física. Destina-se a indivíduos que desejam uma profissão empolgante, sofisticada, altamente técnica e em contínuo processo de evolução, em um ambiente multicultural, com disponibilidade para viajar, que gostem de se aperfeiçoar e crescer profissionalmente, pessoas que gostem das máquinas, que sejam perseverantes e que sonhem alto e queiram viajar nestes sonhos nas asas de um avião, sem medo de se apaixonar por uma das profissões técnicas mais lindas do mercado.

O Campo de trabalho do mecânico de manutenção aeronáutica é grande e diverso, no Brasil, atualmente existem cerca de 12.000 mecânicos de aeronaves ativos, 160.000 nos EUA e mais de 1.000.000 no mundo. São mais de 20.000 aeronaves certificadas no nosso pais e quase 10.000 aeronaves experimentais, portanto são números grandes, somos a segunda maior frota de aeronaves civis do mundo, a segunda maior de aviação agrícola, a segunda maior de aviação executiva, São Paulo é a cidade no mundo com mais helicópteros registrados, temos a maior frota de helicópteros envolvidos em atividades offshore no mundo, oficinas de manutenção de aeronaves em todos os estados do Brasil, taxis-aéreos, aeronaves para paraquedismo, para propaganda aérea, prospecção de minerais e petróleo, aerolevantamento geográfico, inspeção de linhas de transmissão, combate ao fogo, aeropublicidade, aerofotografia, oficinas de manutenção de componentes aeronáuticos, nossa industria aeronáutica possui a terceira maior fábrica de aviões do mundo a EMBRAER.

Os salários para um mecânico de manutenção iniciante no Brasil gira perto dos R$3.000,00 e pode chegar acima dos R$ 10.000,00 ao final da carreira, caso seja um inspetor, supervisor, chefe de hangar ou de oficina, os salários podem facilmente ultrapassar R$15.000,00, caso trabalhe em uma empresa Norte Americana ou Europeia aqui no Brasil os salários são diferenciados e bem superiores ao das empresas nacionais.

A profissão de mecânico de manutenção aeronáutica é uma atividade em que os profissionais tem o mundo como campo de trabalho, existem muitas centenas ou até milhares de mecânicos brasileiros trabalhando em países como EUA, Inglaterra, Portugal, Espanha, China, Emirados Árabes, Angola, África do Sul e muitos outros, onde os salários são muito mais atrativos, nos EUA gira em torno de US$70.000,00 anuais, ou 40.000 Libras no Reino Unido. O mecânico brasileiro certificado pela ANAC, pode após uma avaliação receber a certificação estrangeira pois a nossa licença é reconhecida e passível de convalidação.

A manutenção de aeronaves é uma atividade com muitas possibilidades de crescimento, seja no Brasil ou no mundo.

Disciplinas Carga horária mínima requerida
Inglês técnico - grupo motopropulsor. 20h
Estrutura de Aeronaves e sistema de controle de voo. 50h
Entelagem. 10h
Revestimento, pintura e acabamento de aeronaves. 30h
Reparos em estruturas metálicas. 100h
Soldagem em Aeronaves. 40h
Materiais compostos avançados. 40h
Sistemas elétricos e eletrônicos de aeronaves. 110h
Instrumentos de aeronaves. 70h
Sistema de comunicação e navegação. 20h
Sistema hidráulico e de trem de pouso. 60h
Sistema de proteção contra os defeitos do gelo e da chuva e contra fogo. 30h
Sistema pneumáticos e de controle do ambiente de cabine. 60h
Total Mínimo 640h

O Curso de mecânico de aeronaves da AVITRAINING é gerenciado e acompanhado por um coordenador pedagógico e um Coordenador técnico, ambos profissionais experientes na área e com uma visão progressista e moderna da educação e qualificação técnica, São eles:

Pedagogo: Sr. Bruno Amaral com quase 10 anos de experiência em coordenação pedagógica em escolas de formação de jovens e crianças, com a seguinte formação:

FAEL
Pedagogia
FAEL
Matematica
FEUC
Licenciatura em matemática

Coordenador técnico : Sr. Marcos Silva 35 anos de aviação, com uma carreira nacional e internacional sólida, com a seguinte formação:

UNILINS
Technology in Management Processes (In process)
Embry-Riddle
Aviation Maintenance Management
Embry-Riddle
Aviation Management with IATA
Embry-Riddle
Management in Aviation Safety
Aviation & Electronic Schools of America
Airframe & Powerplant
EAPAC / VARIG Airlines
Aircraft Maintenance Technician
ENMUR
BAAS in Aviation Science (Interrupted)
B-727-200 (Ramp & Transit)
B-757-200 (A&P / Avionics)
B-767-200/300 (A&P / Avionics)
B-777-200 (A&P / Avionics)
B-777 CFR
Training MD-11 (A&P / Avionics)
G450 Initial (EASA)
G450/G550 Avionics
G450 Advanced Troubleshooting
Rolls-Royce Tay 611 Line Maintenance & Boroscope
G550 Initial (ANAC)
Cessna Citation 560XL/XLS/XLS+
Cessna Citation Latitude, Sovereign+
PW500 Series (General Familiarization)
PW306 Series Line & Base Maintenance
SATCOM System Troubleshooting
Quality Control Inspector
Human Factor for Maintenance
ETOPS Awareness
Principles of Troubleshooting
Hazardous Material
Fueling Self Audit
Avionics Training Program (160hs)
EWIS for Maintenance, Inspection and Repair
FAA Ruby Awarded
*Several other Aviation and Safety related training
*Hands on experience (other than certified aircrafts)
B-707, B-737-200/300,
B-747
DC-10-30
IL-76TD
Gulfstream IV/V
Bombardier
Learjet 55
Legacy 600
Agusta A109E
Sikorsky 76
Bell 505

Deseja receber proposta do curso com valor e formas de pagamento?